Vídeo sobre áreas protegidas

Prezado Leitor,

Estamos contentes em iniciar nosso novo Blog sobre políticas ambientais nos trópicos com um interessante vídeo mostrando a evolução espacial das áreas protegidas no Brasil de 1920 a 2012. Nós criamos esse vídeo para visualizar os esforços realizados pelo governo brasileiro, ONGs e institutos de pesquisa de todo o mundo para reduzir o desmatamento em um a das fronteiras agrícolas mais dinâmicas do mundo. Estudos mostram que o estabelecimento de áreas protegidas foi chave para controlar o desmatamento na Amazônia brasileira, onde as taxas anuais de corte raso caíram desde 2005. Além disso, a demarcação de terras indígenas ajudou a preservar o habitat de comunidades tradicionais e evitar conflitos sobre o uso da terra.

Apesar de este vídeo mostrar avanços impressionantes com relação ao tamanho total das áreas protegidas, grandes desafios ainda existem, para que se atinja a sustentabilidade de longo prazo dos esforços realizados. Estes desafios incluem a gestão das áreas estabelecidas e a recuperação de áreas degradadas, além da promoção de alternativas sustentáveis de geração de renda que equilibrem necessidades ecológicas e o desenvolvimento socioeconômico na região.

Nosso Blog informa sobre desenvolvimentos no tema de proteção de florestas tropicais em todo o mundo, mas com uma ênfase especial na região Amazônica. Nós somos uma equipe de pesquisadores baseada no Centro para Pesquisas de Desenvolvimento com experiência de campo no Brasil, Peru, Bolívia e Equador. Caso você se interesse pelo nosso trabalho em políticas ambientais, você pode visitar a página do nosso projeto  ou acompanhar os próximos posts no Blogazonia.

Grupo de pesquisa PA

Você pode fazer o download do video aqui.

Advertisements

One thought on “Vídeo sobre áreas protegidas

  1. Pingback: Evolution of protected areas in Brazil | blogazonia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s